quinta-feira, 1 de setembro de 2022

IMC - ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

Será que estou acima do peso ideal?
O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma medida internacional usada para calcular a obesidade.

Nossas preocupações com quilos a mais deve estar além da estética, pois já é comprovado cientificamente a correlação da obesidade com as doenças crônico degenerativas. Somente a atividade física orientada, aliada a uma reeducação alimentar pode fazer frente a este problema.




Fundamental à manutenção da boa saúde e à prevenção de diversas doenças, a atividade física é primordial a vida do homem moderno, podendo ser direcionada de acordo com os objetivos de cada um: perda de peso (exercícios aeróbios são a única evidência científica de deslocamento de gordura como fonte de energia), aumento da massa muscular, alívio às tensões do dia-a-dia, recuperação de traumas motores, crescimento de determinado grupo muscular específico, prevenção de doenças cardio circulatórias (maior causa de morte no mundo), aumento do HDL colesterol (chamado bom colesterol; fator de proteção às coronariopatias), etc. Sempre que possível, a atividade física deverá ter orientação de um profissional de educação física, para que este aliado da boa saúde não se torne nocivo. A alimentação adequada é fundamental aos praticantes de atividade física, principalmente àqueles que a fazem com objetivo de competir. O aumento do gasto energético devido à presença do exercício requer uma maior oferta de alimentos e de alguns nutrientes especificamente, muitas vezes, dependendo da intensidade e objetivos, requerendo suplementação nutricional.





REDUÇÃO DE PESO: O seu peso é formado pelo somatório do peso muscular, peso ósseo e peso de gordura. Na verdade o aumento do peso, quase sempre, é aumento da quantidade de gordura, uma vez que você ofertou mais calorias do que a sua necessidade, levando o excesso de alguns nutrientes a uma maior produção de gordura que acumula nos adipócitos (células que armazenam gordura). Não existe nada tão eficiente e saudável para queimar gordura quanto o exercício aeróbio. Um estilo de vida ativo e saudável inclui processos que, para serem transformados em hábitos, precisam ser prazerosos e relativamente simples de incorporar no dia-a-dia das pessoas. Evidências recentes demonstram que a atividade física não precisa ser intensa para promover a saúde e a qualidade de vida.

Problemas com o IMC
O IMC apresenta alguns problemas:
1. O IMC precisa de gráficos específicos para ser aplicado a crianças
2. O IMC não discrimina os componentes gordo e magro da massa corporal total
3. Pessoas brevelineas e musculosas podem ter um IMC inadequado a sua realidade e serem consideradas obesas
4. Diferenças étnicas também influenciam no IMC, por exemplo pessoas de origem asiática podem ser consideradas mais obesas O IMC não é aplicável para idosos, possuem classificação diferenciada.