domingo, 1 de setembro de 2013

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA


A educação física é para todos, e tem como meta (função) principal a socialização, possibilitando a inclusão de todos os participantes. O jogo, a dança, a ginástica e o esporte são meios pelo os quais a educação física utiliza para alcançar o desenvolvimento corporal do estudante, pois este se encontra em situação de aprendizagem e não só de diversão e passatempo.

Conceitos de Educação Física:
  • A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano, devido sua atuação no contexto psicossocial no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações.

  • Conjunto de atividades físicas e desportivas;
Atividade Física – A diferença entre a Educação Física e a atividade física é que a atividade física é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um aumento do gasto energético. Atividade física refere-se ao gasto calórico promovido por uma ação superior físico, como um deslocamento, um movimento físico qualquer. É um conceito cartesiano e linear que aparta e fragmenta a motricidade humana em mero movimento. Já a Educação Física é uma ação planejada e estruturada, que pode utilizar-se de vários elementos como o esporte, a dança, a luta, o jogo, a brincadeira e a atividade física. A Educação Física nasce da maneira como a conhecemos hoje com o advento da modernidade, da sociedade urbana e industrial e a necessidade de preparar e educar os corpos para a produção nas fábricas.

Exercício Físico – é uma seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir.

Saúde - para o cidadão comum, é bem-estar, é sentir-se bem; a Organização Mundial de Saúde entende-a como perfeito equilíbrio biopsicossocial e não meramente ausência de doenças.

Obesidade - aumento na quantidade generalizada ou localizada de gordura em relação ao peso corporal, associado a elevado riscos para a saúde.

Aptidão Física – capacidade de realizar tarefas diárias (trabalho, lazer) com vigor; o maior nível de aptidão física esta associado com o menor risco de certas doenças crônico-degenerativas.

Flexibilidade – capacidade de mover as diversas partes corporais (dobrar, torcer, estender).

Força/Resistência Muscular – capacidade de um grupo muscular de vencer uma resistência e persistir em repetidas contrações.

Índice de Massa Corporal (IMC) – é calculado através da divisão da massa corporal (peso corporal em Kg) pela estatura (em metros) elevada ao quadrado.

Fórmula: IMC = Peso (Kg) Estatura (metros ²)

Circunferência Abdominal - Se para a mulher for maior do que 80 cm e para o homem for maior do que 95 cm significam que são portadores de obesidade central, também chamada de abdominal, visceral ou andróide, isto é, apresentam deposição de gordura predominantemente no quadril. Medidas que representam riscos de complicações metabólicas (resistência à insulina, diabetes, pressão alta, problemas de coração).