quinta-feira, 1 de setembro de 2022

EDUCAÇÃO FÍSICA – CONTEÚDOS 2ª. SÉRIES

COLUNA VERTEBRAL

Neste conjunto de vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos é onde acontece a maior parte das disfunções que causam dor nas costas. A musculatura das costas é a que dá a força necessária para os movimentos, ajudando a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar de pé. Os músculos abdominais também são especialmente importantes porque eles atuam em coordenação com os músculos das costas para a manutenção da postura em pé, e como estabilizadores dos movimentos dos membros, nas atividades funcionais do homem.
A coluna vertebral é composta de 24 vértebras individuais dispostas nas regiões cervical (A), torácica ou dorsal (B), lombar (C), 5 vértebras fundidas formando o sacro (D) e 4 vértebras fundidas formando o cóccix (E), num total de 33 vértebras.
Cada vértebra é ligada à próxima através de articulações chamadas facetas articulares, que ajudam a estabilizar a coluna e guiar seus movimentos. Entre uma vértebra e outra encontramos os discos intervertebrais, em forma de anel. O conjunto das vértebras e os discos intervertebrais formam um canal interno que abriga a medula espinhal. A medula espinhal é um prolongamento do sistema nervoso central de onde derivam os nervos espinhais que saem da coluna através de orifícios.

Hérnia de Disco
A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão, com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem às raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

Osteofitose (bico de papagaio)
A adoção de posturas erradas leva, ao longo do tempo, a lesões das articulações vertebrais. A osteofitose aparece decorrente da protrusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral, dando origem à formação de osteofitos cujos efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, causando a aproximação das vértebras, comprimindo a raiz nervosa e causando dores.
  
Se você nunca se preocupou com a saúde das suas costas, adotando posturas erradas e movimentos inadequados, saiba que essas são as principais causas da dor nas costas. Com o passar do tempo, vai ocorrendo um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e à osteofitose (bico de papagaio). Em um grande número de casos de dor nas costas, não se chega a um diagnóstico claro. Geralmente, no decorrer do tempo, vários fatores de risco atuam em conjunto ocasionando a dor: condicionamento físico deficiente, má postura, mecânica anormal dos movimentos, pequenos traumas, esforço repetitivo, etc.. Várias estruturas da coluna podem causar dor, incluindo os ligamentos que conectam as vértebras, fibras externas do disco intervertebral, músculos, vasos sanguíneos e raízes nervosas.
  
PROBLEMAS DE POSTURA

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.

1 - Alteração das Curvas da Coluna Vertebral

Hiperlordose: É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (Hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa freqüentemente prefere sentar ou deitar.
  
Hipercifose: É definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade.
  
Escoliose: É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural.  A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. O tratamento fisioterápico usando alongamentos e respiração são essenciais para a melhora do quadro. 

Costa Plana: Este desequilíbrio se caracteriza por retificação das curvas fisiológicas, ou seja, diminuição das angulações das lordoses lombares e cervicais e das cifoses dorsal e sacral. Diante deste desequilíbrio, as curvaturas responsáveis pela dissipação das forças proveniente da ação da gravidade são diminuídas, e conseqüentemente ocorrerá em determinados pontos da coluna, uma maior incidência de sobrecarga, ocasionando dores, perda da mobilidade e um desequilíbrio postural geral como forma de compensação.
  
2 - Alterações dos Joelhos

Genovaro: É conhecido como “pernas curvas” ou “pernas de cowboy”, consiste numa angulação externa da articulação do joelho, com o eixo do fêmur e da tíbia desviando-se medialmente. Pode desequilibrar os arcos plantares ocasionando o pé supinado, tendão calcâneo varo. 
  
Genovalgo: Consiste em uma angulação medial do joelho e desvio para fora do eixo longitudinal  da tíbia e do fêmur. Nos casos mais estruturados, as pontas distais do fêmur e da tíbia   são   rodadas para fora pela tração do bíceps femural e tensor da fáscia femoral, e o corpo distal  da tíbia desenvolve uma torção interna compensatória. No desequilíbrio do arco plantar  ocasiona o pé pronado e plano. 

Genoflexo: Apresenta uma flexão da articulação do joelho, ou seja, ocorre uma limitação da extensão completa do joelho.
  
Genorecurvado: Curvamento para trás da articulação do joelho, ou seja, ocorre uma hiperextensão da articulação do joelho.

3 - Alterações dos Pés

Plano ou Chato: É a diminuição de o arco plantar e está sempre associado a um talus valgus. Provoca rotação medial dos eixos tibiais e femorais e conseqüentemente a tendência a um joelho valgo direcionando as patelas para o sentido medial. 

Cavo: Caracteriza-se pelo aumento do arco longitudinal, sua origem ainda não é definida, pode ser proeminente de uma doença paralítica, desequilíbrios posturais e musculares durante o período de crescimento, doenças neurológicas ou deformidades da coluna, mas não se sabe como isto ocorre.
  
Supinado ou Varo: Apresenta à queda lateral do arco transversal, o tendão calcâneo se torna varo. Pode estar associado ao pé cavo e/ou a um joelho genovaro. Devemos estabelecer equilíbrio dos músculos dorsais e plantares e os exercícios devem estar associados a outras deformidades.

Pronado ou Valgo: Apresenta queda medial do arco transversal, o tendão calcâneo se torna valgo. Pode estar associado ao pé plano e/ou a um joelho genovalgo. Os exercícios devem seguir os mesmos princípios do pé supinado. 

Convergente: É caracterizado pela rotação medial do tornozelo, o hálux se aproxima da linha medial. Os exercícios devem priorizar a inversão da rotação do tornozelo e estabelecer um equilíbrio dos músculos da perna e plantares. 
  
Abduto: Rotação lateral do tornozelo e o hálux se aproximam da linha lateral. Os exercícios seguem os mesmos princípios do pé convergente, priorizando a eversão da rotação do tornozelo.
  

CUIDADOS COM A POSTURA - PREVENÇÃO

Os cuidados com a sua coluna começam primeiramente no posicionamento da sua postura nas realizações de tarefas do dia a dia. 
Veja algumas dicas:

Em Pé:
   Certo        Errado 
Fixar a pelve de forma a manter a lordose lombar fisiológica. Apoiar os pés em um apoio qualquer com cerca de 10 a 15 cm de altura.

Sentado:
Certo              Errado
Manter as curvas da coluna. O encosto deverá estar apoiando a região intermediária entre a torácica e a lombar. Faça uma pequena extensão do tronco, em torno de 10º, as coxas devem posicionar-se horizontalmente, com flexão dos joelhos, formando uma angulação de 90º.

No Carro:
Certo              Errado
Não segurar o volante com muita força nem manter os braços alongados demais. Procure usar o apoio da cabeça do banco. Regule o banco de forma que os pedais não fiquem muitos para frente nem muito para trás. O encosto deve proporcionar bom apoio para a parte inferior das costas, mantendo a lordose lombar.

Levantar Peso:
Certo              Errado
Devem-se flexionar os joelhos, com um dos pés ligeiramente à frente. Segure firme o objeto a ser levantado, coloque uma das mãos por baixo dele e use outro para firmá-lo. Manter a costa ereta e inclinar ligeiramente o tronco à frente. Levantar devagar, com o objeto próximo do corpo.



Caminhar:
Certo               Errado
Andar balançando os braços, alternadamente com os ombros relaxados. Abdome contraído, olhar horizontal e queixo paralelo ao solo. Para as grandes caminhadas, recomenda-se um calçado com solado que amorteça o impacto e promova conforto para os pés.
A coluna tem a capacidade de armazenar traumas ao longo do tempo, sem apresentar nenhum sintoma. Por isso, quando a dor aparece, é sinal que sua coluna pode estar num grau considerável de degeneração de suas estruturas. Se você sente dor nas costas, deve tentar mudar os hábitos errados que produzem lesões nas estruturas de sua coluna.

A POSIÇÃO SENTADA

A posição sentada é a posição mais freqüentemente adotada pela maioria das pessoas nas atividades profissionais, domésticas e no lazer. Pessoas que passam longos períodos sentados sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que se movimentam mais. Desta forma, é importante considerar como ficamos sentados, que tipo de cadeiras utilizamos e o que podemos fazer para prevenir a dor nas costas.

DORMINDO

Passamos uma boa parte de nossas vidas dormindo ou repousando, de forma que devemos considerar as características do leito e as posições mais apropriadas para prevenir lesões na coluna. Se você sente dor no pescoço ou dor lombar, deve tomar cuidados redobrados com as posturas que adota ao dormir.

Uma posição que inicialmente se mostra confortável, se mantida por um tempo prolongado pode causar dor. A posição deitado de lado é a posição mais adequada para quem sofre de dores no pescoço e costas. A posição menos adequada é de bruços, pois aumenta a curva lombar e o pescoço fica torcido.
Mas não se aflija, é importante que durante a noite nós mudemos várias vezes de posição, pois como vimos anteriormente, a permanência por muito tempo em uma mesma posição pode ocasionar desconforto e dor. Um fator decisivo para uma boa noite de sono é relaxar, isto é, soltar as tensões dos músculos do corpo e agindo desta forma, você evitará agressões à sua coluna.

COLCHÕES

A dureza do colchão deve ser suficiente para suportar o peso do corpo e não comprimir as saliências ósseas. Ao comprar um colchão, o usuário deve se deitar por alguns minutos sobre o colchão e verificar o seu conforto. Colchões ditos "ortopédicos" são muito duros e podem causar lesões por comprimir as saliências ósseas. As pessoas mais pesadas necessitam de um colchão com alta densidade de espuma e pessoas mais leves necessitam colchões de espumas menos densas.

TRAVESSEIROS

O travesseiro deve ser de uma altura suficiente para manter a coluna cervical alinhada com a coluna dorsal. Para testar isto, deite-se de costas sem travesseiro, e sua cabeça cairá para trás. Ponha um ou dois travesseiros até que você sinta a cabeça alinhada. Para deitar de lado, a distância da extremidade do ombro e a cabeça determina o número de travesseiros necessários.

DICAS

Dor nas costas no trabalho
Prevenção: Certifique-se que sua cadeira, mesa e instrumentos estejam posicionados de forma ideal. Você deve ter noção do que é uma postura correta.
Se você tiver que executar uma tarefa sentada por um longo período, procure interromper a atividade de tempos em tempos, para fazer uma pequena caminhada, ou para fazer exercícios de alongamento. Isto vai aliviar a tensão muscular e você vai se sentir melhor. Se você costuma executar tarefas repetitivas, a adoção de uma rotina de exercícios de alongamento diários é importante para evitar lesões. Os exercícios fazem com que os músculos sejam distendidos e trabalhados dinamicamente, aumentando a circulação sanguínea. Isto vai ajudar você a evitar lesões por esforço repetitivo (LER) que são muito comuns em pessoas que trabalham em atividades que repetem os mesmos movimentos: digitadores, operários, dentistas, cirurgiões, etc.

Dor nas costas dormindo
Prevenção: Se você costuma sentir tensão nos músculos do pescoço, o uso de travesseiro anatômico é uma boa dica, pois ele relaxa os músculos do pescoço e mantém a curvatura normal da lordose cervical.
Se você costuma ler antes de dormir, deve usar uma poltrona confortável e apoio lombar. Evite ler na cama, pois força o pescoço. Evite dormir de barriga para baixo porque aumenta a curvatura lombar e a coluna cervical fica no extremo da amplitude articular, podendo causar lesões ou piorar as que já existirem.

Dor nas costas nas atividades diárias
Prevenção: Toda a vez que você iniciar uma atividade que não pode ser interrompida ou uma atividade esportiva, faça alongamentos para preparar os músculos e articulações para a tarefa. Se for possível, a cada hora, interrompa sua atividade e caminhe. Se sentir algum desconforto, faça exercícios de alongamento.
Não continue uma atividade que esteja ocasionando dor ou desconforto.
Se você tiver que manter uma atividade na posição em pé por um longo período, use um apoio em um pé mantendo um joelho semi flexionado, pois diminuirá a tensão dos músculos que suportam a coluna, diminuindo a fadiga muscular.
Ficar em pé numa fila pode tencionar os músculos das costas. Passar o peso de uma perna para a outra alternadamente, colocando uma perna na frente da outra e mantendo os joelhos semiflexionados, previne esta tensão.
Nas viagens, prefira levar duas malas pequenas, uma em cada mão a uma grande em uma mão só. Evite usar saltos altos, pois eles aumentam a hiperlordose lombar (bumbum arrebitado) e podem levar a dor na região lombar.

As crianças devem levar mochilas nas costas para levar o material escolar em vez de uma mala em uma mão só.